Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43678

Compartilhe esta página

Título: Uma análise dos obstáculos epistemológicos revelados na aprendizagem de limite e continuidade de funções de uma variável real.
Autor(es): SANTOS, João Victor Oliveira dos
Palavras-chave: Obstáculos Epistemológicos; Limite e Continuidade; Licenciatura em Matemática; Dualidade Essenciais
Data do documento: 1-Abr-2022
Citação: SANTOS, João Victor Oliveira dos. Uma análise dos obstáculos epistemológicos revelados na aprendizagem de Limite e Continuidade de Funções de uma variável real. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: Este trabalho é referente a um estudo sobre os obstáculos epistemológicos revelados na aprendizagem de Limite e Continuidade de Funções de uma variável real. Observamos, através de referenciais teóricos como os de Rezende (2003), Bachelard (1996) e Brousseau (1983), que algumas dualidades essenciais presentes no desenvolvimento do Cálculo Diferencial e Integral podem estar relacionadas à resistência de um conhecimento anterior, podendo ocasionar erros cometidos ou interpretações inadequadas. Nesse sentido, de que forma os obstáculos epistemológicos relacionados a dualidades são manifestados na aprendizagem de Limites e Continuidade de Funções de uma variável real por discentes da UFPE/CAA do curso de Matemática-Licenciatura? Diante deste problema, delimitamos como objetivo geral desta pesquisa analisar os obstáculos epistemológicos, relacionados a dualidades, manifestados na aprendizagem de Limites e Continuidade de Funções de uma variável real por discentes da UFPE/CAA no curso de Matemática-Licenciatura. Para isso, adotamos como instrumento de pesquisa um questionário composto por 6 perguntas abertas referentes à noção de Limite e Continuidade. O questionário foi respondido por estudantes do curso de Matemática-Licenciatura da UFPE/CAA matriculados na disciplina Cálculo I no semestre letivo 2021.2. Após a análise das respostas produzidas, pudemos verificar que os estudantes manifestaram alguns desvios ocasionados por obstáculos epistemológicos à noção de Limite e Continuidade de Funções de uma variável real. Essas dificuldades estiveram relacionadas principalmente à dualidade variabilidade-permanência e à dualidade local-global, sendo também observadas as dualidades discreto-contínuo e finito-infinito. Concluímos, então, que o modo como os conhecimentos relacionados a temas do Cálculo foi construído pode gerar entraves manifestados pelos estudantes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43678
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC FINAL.pdf858,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons